ESOP participou nas IV Jornadas de Open Source
Nesses dois dias, foi possível discutir as mais recentes tendências nacionais e internacionais, na adoção de software Open Source. Discutiu-se também as preocupações e desafios que o Open Source enfrenta, nomeadamente em termos de sustentabilidade e confiança. E ainda houve oportunidade de conhecer alguns casos de boas práticas de implementação de sistemas de informação em Open Source em Bibliotecas, Arquivos e Museus.
A ESOP teve a oportunidade de assistir a todas as sessões e de participar ativamente na sessão “Participação em comunidades e projetos Open Source”, em que Gerardo Lisboa, o presidente da direção da ESOP, juntamente com Hélder Silva, do Município de Albergaria, Paulo Graça, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fernando Gomes, da Eurotux, Tiago Carrondo, presidente da direcção da ANSOL e com moderação de Paula Moura, da Universidade do Minho, BAD Norte, debateram alguns dos desafios que as comunidades Open Source enfrentam.
Podem consultar o programa completo e as apresentações, aqui.
Com este evento a ESOP conseguiu atingir diversas metas:
- participação diversa e empenhada da comunidade BAD Open Source
- demonstração da capacidade nacional de usar, produzir e contribuir em valor e qualidade para o Open Source
- apresentação de projetos e atores de TIC Open Source
A ESOP congratula as Delegações Norte e Centro, da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e Instituto Politécnico de Bragança, pela organização deste excelente evento que excedeu largamente as expectativas de todos os presentes.
De salientar a organização e seleção dos temas, que foram um sucesso, assim como a qualidade dos oradores e das suas apresentações. O espaço do evento foi ótimo e confortável e, além do mais, localizado numa linda região de Portugal.
A ESOP, na sua missão de promoção e dinamização das comunidades Open Source em Portugal, apresenta desde já disponibilidade para voltar a participar e contribuir ativamente para que as próximas Jornadas Open Source BAD voltem a ser um sucesso.