webiste DGES

webiste DGES

2019 - 09 - 28
Secção de conteúdo
Image
imagem do portal

Data de conclusão do projeto: ​ Maio 2018

Empresa responsável pela implementação: JAVALI

Missão + Objectivos/Necessidade:
A Direção-Geral do Ensino Superior é um serviço central do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que tem por missão assegurar a conceção, a execução e a coordenação das políticas que, no âmbito do ensino superior, cabem àquele ministério.

A DGES carecia de um novo webiste que espelhasse da melhor forma a inovação e o dinamismo que a caracterizam. Com a evolução tecnológica, a DGES adaptou os seus serviços, passando a fornecer os mesmos por via eletrónica, conseguindo desta forma agilizar processos facilitando os cidadãos que diariamente comunicam com a DGES.

Solução Alcançada/Tecnologias e soluções Open Source utilizadas:
Para cumprir com os diversos requisitos da DGES, o design foi concebido de modo a estar centrado nos diversos públicos-alvo da DGES, de forma a que o acesso à informação que lhes é dirigida seja feita de forma simples, rápida e intuitiva. No que concerne às funcionalidades requeridas pela DGES, a JAVALI utilizou o gestor de conteúdos Drupal, um CMS (Content Management System) completamente livre sem custos de licenciamento, o qual permitiu:

  • A interligação a sistemas de pagamentos da AMA;
  • A criação de áreas reservadas para partilha de informação;
  • A integração de sistemas de autenticação internos à DGES;
  • A implementação de diversos formulários online, de pesquisas à base de dados de oferta formativa, e a outras relevantes para a DGES;
  • Um Design responsivo, que facilita a leitura e navegação independentemente do tipo de equipamento que utilizam para aceder à internet (PC, tablets e smartphones), da velocidade de ligação e das necessidades especiais de alguns cidadãos;
  • Conceder total autonomia à equipa que coordena o portal da DGES para editar e criar conteúdos.

Resultados Obtidos e Testemunho:
O site desenvolvido será o principal meio para fornecer/disponibilizar serviços e informações a Instituições de Ensino Superior, estudantes, candidatos, docentes e demais cidadãos nacionais e estrangeiros, como tal deverá permitir que diversas vertentes funcionem de forma harmoniosa, inovadora e tecnologicamente avançada.

Refletindo este compromisso, a nova página da DGES na Internet procura também cumprir o nível máximo das diretrizes de acessibilidade (nível AAA) para o conteúdo da web (WCAG), versão 2.0, do Word Wide Web Consortium (W3C). Estas diretrizes são, desde outubro de 2012, um padrão internacional (norma ISO/IEC 40500:2012).

"A DGES ficou satisfeita com o empenho que a Javali demonstrou na renovação do seu sítio de internet. Era um projeto que apresentava alguns desafios interessantes e difíceis, os quais foram ultrapassados."
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)