Comissão Europeia lança plataforma Open Source

Comissão Europeia lança plataforma Open Source

2022- 05- 10
Image
Plataforma Kohesio

A Comissão Europeia lançou em Março uma plataforma open source que permite aos utilizadores aceder a uma base de dados com projetos financiados pela UE – a Kohesio. Nesta plataforma os cidadãos da União Europeia podem pesquisar e de forma intuitiva perceber que projetos foram executados com fundos da política de coesão da UE.

Através de um mapa interativo, é possível perceber a localização dos projetos e identificar os projetos considerados como exemplos de melhores práticas, que estão destacados com círculos vermelhos. A plataforma Kohesio fornece assim uma imagem completa e procura melhorar a elaboração das políticas, combatendo simultaneamente a desinformação.

Os fundos da política de coesão são os instrumentos financeiros destinados a apoiar a execução da política de coesão ou da política regional da UE, que, por sua vez, foram criados para diminuir as disparidades económicas regionais na Europa. A vertente de financiamento do programa político representa quase 4% do orçamento da UE, totalizando 42,6 mil milhões de EUR para o período 2021-2027. A Kohesio, apoia mais de 500.000 beneficiários, apoiados pelo Fundo de Coesão (FC), pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Fundo Social Europeu (FSE).

A plataforma Kohesio começou com um projeto piloto que envolveu 6 Estados membros, gerido pela DG CNECT, DG DIGIT e DG REGIO. No ano passado, depois de ser considerado um instrumento útil, foi ampliado para abranger todos os Estados-Membros da UE.

«O grande valor acrescentado é ter fácil acesso a projetos financiados noutros países sem ter de procurar listas. Se eu quiser saber que tipo de projetos Irlanda ou Malta estão financiando, eu obtenho o resultado com alguns cliques. Se um jornalista quiser saber em que projetos são financiados, digamos, Salzburgo, eu poderia apenas apontá-lo para Kohesio", explica Claudia Anreiter, responsável pela comunicação do IGJ/ERDF Áustria ao «Panorama» da Comissão Europeia, citada por Joinup.

Focada na transparência, partilha de experiência e conhecimento para proporcionar uma evolução positiva sustentada, esta plataforma open source utiliza tecnologia Wikidata e WikiBase. Desenvolvidas pela Wikimedia Deutschland, esta tecnologia permite ligar dados legíveis por humanos e máquinas, em que para fazer isso, recorre a inteligência artificial, machine learning e semantic search para facilitar o acesso aos dados.

Imagem de Joinup.

Outras Noticias