ESOP JUNTA-SE À APELL

ESOP JUNTA-SE À APELL

2021- 02- 24

A ESOP é a primeira associação a juntar-se ao membros fundadores

A APELL (Association Professionnelle Européenne du Logiciel Libre) é uma associação europeia que pretende reunir associações nacionais europeias que, à semelhança da ESOP, representam empresas dedicadas ao Open Source. Tem como objetivo representar essas associações e os seus membros junto das instituições europeias e contribuir para a construção de políticas europeias e nos estados membros em prol do Open Source, para contribuir para o desenvolvimento da indústria e para uma agenda digital europeia assente em Open Source.

A ESOP junta-se assim aos seus três membros fundadores da Alemanha (OSBA), França (CNLL) e Finlândia (COSS), sendo a primeira associação a fazê-lo.

Com a entrada na APELL, a ESOP espera poder contribuir para o ecossistema Open Source a nível Europeu, nomeadamente ao nível das políticas europeias e nacionais. Segundo o Presidente da Direção da ESOP, Eduardo Taborda:

“Uma vez que a legislação nacional é cada vez mais definida a montante, com origem em regulamentos e diretivas europeias, esta é uma forma da ESOP conseguir ter voz mais ativa nestes processos. É uma oportunidade para contribuir para uma Europa com mais Open Source e com todas as vantagens que isso traz”.

A União Europeia, através da Comissão Europeia e do próprio Conselho Europeu,  tem demonstrado cada vez mais interesse pelas tecnologias Open Source, sendo de destacar a recentemente aprovada Estratégia da Comissão Europeia para o Open Source. A ESOP espera que esses esforços continuem a crescer e está disposta a contribuir para o alargamento das medidas que apoiam e promovem o Open Source na Europa e em Portugal, na defesa da soberania digital europeia.

“É crucial para as PMEs que se dedicam ao software Open Source ter voz no debate político. Para além disso, com a Presidência Portuguesa do Conselho, este envolvimento da ESOP poderá representar uma oportunidade para aproximar Portugal dos assuntos relacionados com as soluções Open Source, através das suas empresas nacionais”, afirmou Eduardo Taborda, Presidente da ESOP.

O cofundador Timo Väliharju, da Associação Finlandesa COSS, um dos fundadores da APELL, deu as boas-vindas à ESOP:

“As PMEs deveriam estar diretamente envolvidas nas discussões relacionadas tanto com o próximo ‘European Data Act’, como com a revisão da ‘European Interoperability Framework’, para citar algumas.”