ESOP vai participar no 7º Debate do GT PASC “Democracia, Cidadania e Inclusão Social”
ESOP vai participar no 7º Debate do GT PASC “Democracia, Cidadania e Inclusão Social”
Dia 14 de Fevereiro a ESOP vai estar à conversa com a PASC - Casa da Cidadania no 7º Debate do GT PASC “Democracia, Cidadania e Inclusão Social”. Participe, das 21h30 às 23h!
O dia 14 de Fevereiro foi o escolhido pela Free Software Foundation Europe para o "I Love Free Software Day", onde se pretende agradecer a todas as pessoas que contribuem para o desenvolvimento destas tecnologias e, assim, para o melhoramento da Sociedade.
Este ano, Portugal celebra esta efeméride lembrando o importante papel que o Software Livre, ou Open Source, tem na Sociedade, não só no aspecto tecnológico, onde pode representar 70% de qualquer solução informática, mas também na dinamização da participação dos cidadãos, na procura de soluções que melhorem a vida das populações e fortaleçam a Sociedade, no mais diversos aspectos.
Como forma de uma primeira contribuição cidadã, e para que se demonstre que a participação nas comunidades do Software Livre não é apenas para os especialistas informáticas, far-se-á uma breve introdução ao livro "Ada & Zangemann - Um conto sobre Software, Skates, e Gelado de Framboesa", de Matthias Kirschner and Sandra Brandstätter, e uma chamada para tradutores para português.
Sobre o livro
O famoso inventor Zangemann vive numa imensa moradia no topo da cidade. Adultos e crianças adoram as suas invenções e desesperam por tê-las. Mas eis que algo então acontece: Zangemann vai à cidade para mais uma vez ver suas invenções de perto e – BUUM! – uma criança vai contra a sua canela com o skate. Enfurecido, o inventor toma uma decisão e então acontecem coisas estranhas... Mas Ada inteligentemente vê o que está a acontecer e, com seus amigos, elabora um plano.
Este livro ilustrado conta a história do famoso inventor Zangemann e da menina Ada, uma engenhocas curiosa. Ada começa as suas experiências com hardware e software, e no processo reconhece a importância do uso e controlo, independente e livre, das tecnologias, para si mesma e para os outros.
Um livro para despertar o interesse das crianças na exploração e invenção em tecnologia. Dos 6 aos 106 anos.