Espaço de Dados e de Mobilidade Europeia

Espaço de Dados e de Mobilidade Europeia

2022- 05- 30
Image
Mobility

No passado dia 19 de Maio, decorreu em Bruxelas (Bélgica) o Mobility Data Space Event, um evento organizado por Gaia-X, uma organização dedicada à soberania, autenticidade e autodeterminação de dados.

O objetivo da Gaia-X com este evento foi promover a discussão e o desenvolvimento de uma comunidade de espaço de dados de mobilidade, de confiança na Europa, centrada no cidadão, na soberania e no sistema federado. De forma a dar continuidade à proposta da Comissão Europeia sobre a Rede Transeuropeia de Transporte, uma extensão do Pacto Ecológico Europeu; e um reconhecimento de empresas privadas que criam espaços de dados de mobilidade verdes, descentralizados e baseados no cidadão do futuro. Nesse sentido, reuniu especialistas internacionais dos setores público e privado para discutir o panorama europeu da mobilidade nas empresas. Conhecer as suas análises, soluções de protótipo, serviços em produção e principais desafios na entrega de espaços de dados de mobilidade bem-sucedidos, tanto jurídicos quanto técnicos. O evento culminou em sessões divididas em mobilidade urbana, mobilidade intermunicipal e municipal, padrões de dados facilitadores, IA confiável e Green Deal. Esses painéis foram projetados para criar uma atmosfera de colaboração transfronteiriça que ajudará a criar uma infraestrutura de dados sustentável.

A mobilidade desempenha um papel cada vez mais vital na consolidação dos padrões europeus de liberdade de movimento, seja para emigrantes, viajantes ou cidadãos que se deslocam diariamente pelas cidades europeias. 

“Decentralisation of data spaces would significantly expand the market and drive the development of citizen-friendly mobility services. Over 60% of people in Western Europe drive their own car to work every day. However, with wise and secure data sharing, we can improve public transit, which will improve living conditions in our congested cities. It precisely coincides with the current private-sector trends as well as the European Union objectives.”

Francesco Bonfiglio, Gaia-X CEO

Foi um evento repleto de conteúdo estimulante para a construção de um espaço de dados confiável, escalável e de mobilidade humana na Europa.

Esta sessão intitulada Como os espaços de dados podem contribuir para o desenvolvimento de atividades de mobilidade na Europa e um melhor serviço para os viajantes?” foi concebida para apoiar a criação de um espaço de dados de mobilidade descentralizado na Europa. Os cidadãos recebem controle total sobre seus dados e a oportunidade de compartilhá-los com a infraestrutura de transporte para gerar viagens urbanas mais seguras e fluidas.

Para Jean-Francois Cases, vice-presidente e conselheiro geral associado Amadeus, presidente da EONA-X a noção de soberania é a chave:

“I think the notion of data sovereignty is key for the dataspaces because without it, I really don’t think dataspaces can even exist. When it comes to sovereignty, what we understand in the context of Gaia-X and the mobility Data Space Event, is sovereignty for the members, companies, as well as citizens, and any part of the ecosystem that shares data with the global ecosystem. The control of data by these members is what allows sovereignty to happen and innovation to thrive.”

Jean-Francois Cases

Foi um evento com muita partilha de ideias e discussões/debates estimulantes, que reuniu 25 palestrantes e mais de 300 participantes em 20 países.

Nas várias apresentações, sessões e painéis de discussão ficou patente entre os participantes a existência de necessidades comuns como uma melhor gestão de consentimentos e identidades, infraestruturas de dados confiáveis e escaláveis, estruturas de governança para apoiar casos de estudo e uma estrutura robusta para desenvolver e adotar inteligência artificial confiável.

Estas discussões continuam agora em Grupos de Trabalho, os interessados em participar podem inscrever-se através do endereço de e-mail do grupo de trabalho: aisbl-membership@gaia-x.eu.

Para discutir esta problemática no contexto português podem contactar-nos diretamente, info@esop.pt

As gravações das apresentações estão disponíveis aqui.

Sobre a Associação Gaia-X

O Gaia-X, fundado em junho de 2021, é um ecossistema digital autorregulado por seus membros. A iniciativa cria um ambiente onde os dados podem ser compartilhados e armazenados sob o controle de proprietários e usuários de dados com regras respeitadas que criam oportunidades sem precedentes para modelos de negócios inovadores e orientados por dados e crescimento escalável.

https://www.data-infrastructure.eu/GAIAX/Navigation/EN/Home/home.html