Galiza lança "Programa Software Livre 2017"

Galiza lança "Programa Software Livre 2017"

2017- 05- 23

O Governo da Região da Galiza continua a promover a utilização das soluções de software livre e de código aberto

Plan de acción software libre 2017

O Governo da Região da Galiza continua a promover a utilização das soluções de software livre e de código aberto tanto no sector público como no privado. Nesta semana, este mesmo organismo publicou o “Free Software Plan 2017”, com a enumeração de 110 ações. Neste plano a Galiza anuncia iniciativas novas para promover a partilha e reutilização das soluções de TIC. O Governo irá partilhar novas soluções de software, mas também dará destaque à reutilização das ferramentas e soluções já existentes. A referir: o repositório de software da região, Mancomún; o catálogo mantido pelo Governo Central espanhol, Centre for Technology Transfer; e o portal European Comission’s Joinup eGovernment.

As áreas de indústria, agricultura, saúde, serviços sociais e educação continuarão a usufruir do desenvolvimento e da partilha do software livre. A Agência para a Modernização Tecnológica da Galiza – Amtega – continuará a prestar o serviço de consultoria, formação e assistência tanto ao sector público como privado.

Esta ação reflete o final do processo de mudança, ainda este ano, para LibreOffice dos vários serviços de ministérios e governo central, onde, pelo menos 6 000 postos de trabalho estão a funcionar exclusivamente com o software livre.