Instituto de Informática recebe a Menção Honrosa do Prémio Abertura 2020

Instituto de Informática recebe a Menção Honrosa do Prémio Abertura 2020

2020- 11- 26
Image
Entrega Trofeu

A ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, entregou hoje a Menção Honrosa do Prémio Abertura 2020 ao Instituto de Informática, I.P..

A apresentação do Prémio Abertura 2020 decorreu como habitualmente no Open Source Lisbon realizado no passado dia 11 de Novembro. Como a edição deste ano do evento realizou-se online, não foi possível entregar os troféus pessoalmente aos nomeados. Assim, a entrega dos troféus está a realizar-se individualmente nas instalações das respetivas entidades, cumprindo com todas as recomendações da DGS.

Desta forma, hoje, dia 26 de Novembro, a ESOP representada pelo Vice-presidente da direção ESOP, Paulo Ribeiro, entregou a Menção Honrosa à Presidente do Instituto de Informática, Paula Salgado, nas instalações do Instituto de Informática. Estavam, ainda, presentes a Vice-presidente do Instituto, Carla Coelho, a Coordenadora da Área de Desenvolvimento responsável pelo projeto de desenvolvimento da App Segurança Social +Próxima, Ana Ribeiro Cruz, e o Diretor do Departamento de Arquitetura e Desenvolvimento, Paulo Antunes.

O Instituto de Informática já tinha sido nomeado para o Prémio Abertura em 2013, 2015, tendo mesmo ganho o Prémio na edição de 2016. Em 2020 foi nomeado pelo projeto da App Segurança Social + Próxima que permite aos Cidadãos e às Empresas aceder a vários serviços da Segurança Social. Esta App está disponível em Android e iOS e já conta com mais de 125.000 instalações em 6 meses. A app, a framework que a suporta, desenvolvida no Instituto e os processos de desenvolvimento são totalmente implementados em software de código aberto com recurso a tecnologias como Angular, ionic, Java, Glassfish, Jenkins, Maven e Cordova. O desenvolvimento desta app e da Framework Mobile contou com a participação da LINKARE, empresa associada da ESOP.

Esta distinção pela utilização e dinamização do software Open Source e de Tecnologias Abertas em Portugal é atribuída pela ESOP desde 2009, podendo conhecer todos os nomeados e vencedores das edições anteriores aqui.