Spotify anuncia fundo OSS

Spotify anuncia fundo OSS

2022- 06- 14
Image
logo spotify

A Spotify anunciou recentemente a constituição de um fundo FOSS (Free and Open Source Software) para apoiar os gestores de projetos independentes.

A empresa tecnológica Spotify utiliza software open source diariamente. Com a criação do Spotify FOSS Fund pretendem recompensar financeiramente contribuições a projectos open source, mesmo que não estejam diretamente ligados à empresa. Mas também esperam contribuir para a divulgação de projetos open source independentes e para um ecossistema open source mais sustentável.

A Spotify reconhece que o trabalho da sua equipa de engenheiros beneficia do trabalho de contribuidores externos e esta foi a forma encontrada para valorizar o seu trabalho. Numa fase inicial o fundo contará com 100.000,00€, para fornecer suporte financeiro aos programadores, estimulando o seu trabalho nomeadamente para a correção de vulnerabilidades de segurança ou para melhorar a base do código. Entretanto a Spotify também já anunciou que este valor de 100.000,00€ agora atribuído ao Fundo é inicial, depois de testado, o modelo será avaliado e repensado.

Os projetos destinatários serão escolhidos pela comunidade interna Spotify, os que contribuem e beneficiam da utilização de software open source todos os dias. Em seguida, o Comité do Fundo fará a seleção dos projetos elegíveis. Na seleção, o Comité seguirá vários critérios como, por exemplo, se são executados de forma independente, se não são executados por colaboradores da Spotify, se respeita os valores da Spotify, se são mantidos ativamente, entre outros.

A Spotify promove os princípios do software open source, e tem participado e contribuído para a comunidade. Na última década já contribuiu com mais de 200 ferramentas. Com esta iniciativa esperam garantir que a comunidade open source continue a prosperar e a crescer, e convidam mais empresas a seguir o exemplo.

A Spotify faz ainda parte da Open Source Security Foundation, para apoiar as iniciativas de segurança de open source e ajudar a garantir que todos possam depender de um ecossistema de software saudável e seguro.

Para mais informações, aqui.