Prémio Abertura 2022

Prémio Abertura 2022

2022- 09- 02

Open Source: Tecnologia que FAZ e DESCOMPLICA!

Candidaturas abertas

Image
apresentação Prémio Abertura 2019

A submissão de candidaturas ao Prémio Abertura 2022 está aberta até dia 20 de Setembro, e este ano com uma novidade: está aberto à Comunidade CPLP!

O Prémio Abertura é promovido pela ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas desde 2009.

Este prémio visa distinguir as entidades e projetos que se evidenciaram pela utilização e adoção de tecnologias Open Source e/ou que contribuíram para a sua divulgação e dinamização.

Desde o seu início já foram distinguidas várias organizações, como a Águas do Norte, S.A, o IGFEJ - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, o Município de Barcelos, o Instituto de Informática, II, I.P., os SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e a TAP Portugal. Podem conhecer todos os nomeados e vencedores aqui.

Para esta 12ª edição, serão aceites candidaturas de projetos cuja conclusão tenha ocorrido entre maio de 2021 e setembro de 2022; que usem, incorporem ou criem tecnologia sobre uma das licenças reconhecidas pela Open Source Initiative; e que sejam propostos por Associados da ESOP e/ou por entidades públicas ou por organizações sem fins lucrativos em Portugal e nos restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O regulamento completo está disponível em Regulamento Prémio Abertura 2022.

Depois de terminado o período de submissão de candidaturas, estas serão validadas pelo Conselho Consultivo da ESOP e pela Direção. Todos os projetos aprovados serão submetidos à votação dos associados ESOP que, por sua vez, escolhem o Vencedor e as duas Menções Honrosas de 2022. A ESOP apenas tornará públicos estes 3 projetos com mais votos.

O anúncio do vencedor e entrega dos Prémios Abertura 2022 acontecerá a 20 de Outubro, no evento Open Source: Tecnologia que FAZ e DESCOMPLICA, em Braga.