Carta Aberta ao Governo
Carta Aberta ao Governo
Um conjunto diverso de entidades Portuguesas que representam Sociedade Civil, Direitos Digitais, Startups, PME’s, pedem ao Governo, em Carta Aberta, para que reveja a sua posição no actual debate relativo à diretiva Europeia de Copyright.
São nove os signatários que enviaram na passada sexta-feira uma carta aberta ao Governo, apelando que deixem de apoiar medidas que, consideram, restringem os direitos fundamentais dos utilizadores, assim como impedem a inovação digital.
Para além da ESOP, são também signatários desta carta a ANSOL – Associação Nacional para o Software Livre, a Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais, a AEL– Associação Ensino Livre, a CC PT- a Creative Commons Portugal, BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas , a Beta-i – Innovation Acceleration Hub, o Capítulo Português da Internet Society, e a APDSI – Associação para Promoção do Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
… este conjunto diverso de entidades que representam Sociedade Civil, Direitos Digitais, Startups, PME’s, pedem ao Governo que reveja a sua posição de forma a defender o ecossistema digital e empreendedor que é hoje, a par do Turismo, o principal atrativo do país a nível internacional, tendo-se já tornado uma referência a nível global e um pólo de atração de talento e investimento.
“A proposta de Diretiva de Copyright que o Governo de Portugal apoia e pretende agravar torna as plataformas de Internet – sejam elas de armazenamento, lojas de e-commerce, redes sociais, plataformas de vídeo, imagens, código ou texto gerado pelos utilizadores – (1) responsáveis pelo conteúdos dos seus utilizadores, (2) obrigando-as a monitorizar e filtrar ativamente todos os conteúdos partilhados, com fortes obrigações para a deteção e eliminação daqueles que poderiam estar protegidos por direitos de autor. Tais medidas serão impossíveis de implementar sem impôr aos cidadãos uma excessiva restrição nos seus direitos fundamentais.”.