AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos
AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos
A Águas do Norte, S.A tem procurado aumentar a sua eficiência através da reengenharia e desmaterialização de processos, e por isso venceu o Prémio Abertura 2021, atribuído pela ESOP. Este projeto denominado “AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos” tem vindo a ser implementado desde em 2019, tendo terminado este ano a sua primeira fase.
Frederico Barros Lopes, Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Águas do Norte agradeceu a distinção entregue pela ESOP:
"é uma honra para a Águas do Norte receber o Prémio Abertura 2021: ser reconhecida como uma entidade que se destaca pela sua estratégia de Transformação Digital e pelo uso e adoção de tecnologias Open Source, e que contribui para a sua promoção, razão pela qual é também motivo de enorme satisfação".
O Presidente da Direção ESOP, Gerardo Lisboa, felicitou e congratulou a Águas do Norte, S.A. por contribuir para a transformação digital de Portugal, assente nas tecnologias Open Source , na sua perspetiva:
“este é o exemplo que mais organizações devem seguir, a adoção das tecnologias Open Source é o caminho para um Portugal mais tecnológico, mais independente e mais transparente”.
O projeto AdN4.0+ foi concebido no sentido de contribuir para a estratégia nacional de modernização administrativa e transformação digital. Esta aposta em sistemas de informação e de comunicação que assegurem o registo sistemático e seguro da informação, a sua acessibilidade e monitorização, a obtenção de dados que suportem os processos de tomada de decisão em tempo real, que promovem a eficiência nos serviços prestados e que maximizam a transparência na partilha de informação relevante entre a Águas do Norte, S.A e as partes interessadas, têm-se revelado imprescindíveis. Desse modo, a Águas do Norte, S.A, procurou atualizar os seus sistemas de gestão, informação, comunicação e atendimento, modernizando, reorganizando e informatizando os seus processos de gestão organizacional bem como de atendimento aos clientes, promovendo a máxima eficiência e rigor, contribuindo para a racionalização de custos. Esta transformação digital da Águas do Norte, S.A, baseou-se em cinco grandes dimensões: Liderança, Omni-Experiência, Informação, Modelo Operacional e Recursos Humanos.
O projeto encontra-se alinhado com as políticas estruturantes do Governo, criando condições para que a Águas do Norte, S.A se torne uma empresa de serviço público moderna, inovadora e competitiva, partilhando estes desafios e imperativos com a atual conjuntura da Administração Pública.
Em termos de tecnologias, foram implementadas várias soluções baseadas em tecnologias Open Source, como a Plataforma de Comunicações Empresariais (com uma Central de Comunicações Unificadas, o software de Call Center para a sua Central de Comunicações e uma aplicação de Gestão de Documento e Processos) desenvolvido pela IPBRICK.
A Águas do Norte valorizou a capacidade de mobilidade desta solução, que possibilita a realização das atividades fora da sede da empresa. A crise pandémica do novo coronavírus confirmou o nível de maturidade desta solução e permitiu à Águas do Norte, S.A adotar o trabalho remoto para a grande parte dos seus colaboradores, garantindo a continuidade dos serviços de forma segura e eficaz.
O Prémio Abertura é uma distinção anual, atribuída desde 2009 pela ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, às entidades que se destacam pela utilização e dinamização do software Open Source e de Tecnologias Abertas em Portugal. Todos os nomeados e vencedores das edições anteriores estão disponíveis aqui.