Empresas Open Source de Portugal aliam-se a Linux, Eclipse e OW2

Empresas Open Source de Portugal aliam-se a Linux, Eclipse e OW2

2022- 06- 07

A ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas foi aceite como membro associado das organizações Fundação Linux, Fundação Eclipse e Associação OW2, os mais importantes atores do Ecossistema Open Source Mundial.

Fundação Linux
A Fundação Linux foi fundada em 2000, resultou da fusão do Open Source Development Labs (OSDL) e o Free Standards Group (FSG). É uma organização sem fins lucrativos que procura ‘capacitar gerações de inovadores open source’, ao fornecer um hub neutro e de confiança para programadores trabalharem projetos de tecnologia open source.

Alberga projetos de importância primordial para o ecossistema Open Source como sejam o kernel Linux, kubernetes, node.js, Let’s Encrypt, HyperLedger, Jenkins, entre muitos outros.

De particular relevância para ESOP é o projeto TODO (Talk Openly, Develop Openly) onde se partilham ideias e boas práticas de desenvolvimento e gestão de projectos Open Source, e onde a ESOP participa na tradução para Português dos conteúdos deste grupo.

Fundação Eclipse
A Fundação Eclipse foi criada em 2004 enquanto organização sem fins lucrativos para atuar como administradora da comunidade Eclipse, uma comunidade independente, aberta e transparente. Para isso, procura promover a adoção da tecnologia Eclipse enquanto promove um ambiente propício para projetos open source bem-sucedidos.

É uma das mais ativas e importantes organizações no mundo da linguagem de programação Java, com  centenas de projetos Open Source, entre os quais o editor e ferramenta de desenvolvimento Eclipse, Jakarta EE, Adoptium, OSGi, JKube, EclipseLink, Glassfish, GeoMesa, SMILA e muitos outros.
Alberga diversos Grupos de Trabalho de relevância no universo TIC como sejam Eclipse Cloud Development, AsciiDoc, Edge Native e IoT e o OpenHW, entre outros.

A Associação OW2
A Associação OW2 foi criada em França, em 2002, na confluência de diversos projetos de Open Source Empresariais, tendo-se tornado uma organização global em 2006, com representação em todos os continentes.
É conhecida pelos seus projectos Xwiki, ASM, Bonita, Lutece, OCS Inventory, Rocket.Chat, e muitos outros.
Tem em curso várias iniciativas das quais se destaca a Good Governance, onde a ESOP participa na sua definição e tradução para Português.

Image
Fundação Logos 4:3

A adesão a estas organizações é de extrema relevância no panorama Open Source mundial e surge enquadrada com os objetivos desta direção de criar alianças com as comunidades Open Source. Desta forma a ESOP continua a afirmar-se como um elemento fundamental do ecossistema Open Source de Portugal, fazendo a ponte entre o sector empresarial e as comunidades de criadores e programadores a nível mundial.

Com estas alianças, a ESOP reforça o apoio que oferece a todas as organizações portuguesas que ofereçam, ou pretendam oferecer, produtos e serviços baseados nas tecnologias desenvolvidas e apoiadas por estas instituições, assim como as comunidades de programadores e utilizadores, sediadas em Portugal e nos países da CPLP.

A ESOP convida à participação todos os interessados em Tecnologias de Informação e Conhecimento em Portugal e restantes países da CPLP, para a promoção e desenvolvimento do trabalho destas organizações.