ESOP entrega troféu de Prémio Abertura ao Banco de Portugal

ESOP entrega troféu de Prémio Abertura ao Banco de Portugal

2021- 07- 28
Image
Menção Honrosa 2020

A ESOP procedeu à entrega do troféu do Prémio Abertura 2020 ao Banco de Portugal, que foi distinguido com uma Menção Honrosa pela renovação do portal das estatísticas, com implementação de uma solução de CI/CD e orquestração de Containers baseada em Red Hat Openshift.

Ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, em que os troféus foram entregues no evento dedicado ao Open Source com a presença de todas as entidades nomeadas, em 2020, mas também em 2021, a entrega dos troféus realizou-se de forma individual e faseada, de forma a cumprir todas as recomendações da DGS. Por essa a entrega do troféu ao Banco de Portugal, só agora foi possivel.

O Banco de Portugal adotou uma solução de CI/CD e orquestração de Containers para suporte ao Portal de Estatísticas do Banco de Portugal. A solução Portal das Estatísticas foi implementada com recurso a várias tecnologias Open Source como Python e Django. Este portal pode ser consultado em qualquer dispositivo com acesso à internet. Permite consultar "mais de 300 mil séries estatísticas sobre a economia portuguesa e a economia da área do euro, produzidas pelo Banco de Portugal e por autoridades estatísticas nacionais e internacionais, de acordo com os padrões de qualidade mais exigentes em matéria de difusão estatística".

A implementação ficou a cargo da Syone que juntamente com a Red Hat criaram um portal com uma "navegação mais simples e intuitiva, integrando informação estatística, textos e conteúdos infográficos para uma melhor compreensão dos dados publicados".

O utilizador pode assim pesquisar, aceder e cruzar dados estatísticos, construir gráficos, exportar conteúdos e partilhar informação com outros utilizadores. Para além disso ainda permite acompanhar notícias, informação sobre as estatísticas publicadas e aceder às publicações e às análises do Banco de Portugal.

O BPstat está disponível em dois idiomas: português e em inglês.

Esta distinção pela utilização e dinamização do software Open Source e de Tecnologias Abertas em Portugal é atribuída pela ESOP desde 2009, podendo conhecer todos os nomeados e vencedores das edições anteriores aqui.

A ESOP é uma associação empresarial que representa as empresas portuguesas que se dedicam ao desenvolvimento de software e à prestação de serviços baseados em tecnologias Open Source. Tem como principal objetivo garantir a oferta de serviços de qualidade associados às tecnologias Open Source e reforçar a imagem deste tipo de produtos e serviços junto das empresas e organizações em Portugal.