ESOP participa num estudo sobre o mercado europeu de Open Source
ESOP participa num estudo sobre o mercado europeu de Open Source
2019-
12-
23
A ESOP contribuiu para o estudo "Open Source: a dynamic market fueled by digital transformation and innovation" no contexto europreu, promovido pela CNLL, parceiro Institucional ESOP. Os resultados foram divulgados no Paris Open Source Summit, realizado nos dias 10 e 11 de Dezembro, em Paris.
O estudo analisa o uso e o papel do Open Source nas empresas francesas e contempla ainda a situação do Open Source noutros países europeus: Portugal, Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, Itália e Reino Unido.
Este estudo apresenta, entre outras, as seguinte conclusões:
- Para 9 em cada 10 empresas, o Open Source é um ‘factor chave’ diferenciador nos processos de transformação digital das organizações.
- Para 80% dos inquiridos, a utilização de soluções Open Source vai crescer nos próximos 2 anos.
- Também para cerca de 80% das empresas, a Europa está na vanguarda técnica ao nível das competências e da adoção de tecnologias Open Source e tem uma oportunidade de se destacar na liderança do desenvolvimento deste tipo de soluções.
- Para além disso, o Open Source facilita a customização e o desenvolvimento de soluções específicas consideradas necessárias para melhorar o nível de ‘customer experience’, que por sua vez é fundamental para os processos de transformação digital das organizações.
- Open Source facilita a customização e independência tecnológica, consideradas neste estudo como os principais fatores na seleção de soluções de software Open Source, quando no estudo anterior em 2017 o principal fator de adoção apontado era o custo.
- Por último, estima que, em 2020 a receita total para empresas europeias de Open Source será de 25 bilhões de euros, ou seja, cerca de 25% do mercado mundial de Open Source e o número correspondente de trabalhadores na Europa aumentará para 250.000.