França utiliza plataforma baseada em Open Source no sistema educacional para ensino à distância
França utiliza plataforma baseada em Open Source no sistema educacional para ensino à distância
O Ministério da Educação, da Juventude e do Desporto de França (Ministère de l'Éducation nationale, de la Jeunesse et des Sports) desenvolveu uma plataforma baseada em software Open Source para garantir que todos os intervenientes dentro do sistema de educação francês possuem as ferramentas necessárias para o ensino à distância. Os serviços oferecidos por esta plataforma foram anunciados como temporários, de modo a responder à atual situação de saúde pública. Contudo o objetivo é tornar a iniciativa sustentável a longo prazo a nível nacional.
A plataforma reúne várias ferramentas essenciais e comuns para o funcionamento do sistema de educação e oferece aos utilizadores uma plataforma de serviços partilhados à escala nacional. A dinâmica do projeto assenta num dos princípios base do Open Source e dá grande importância à voz dos utilizadores para crescer, apoiando-se na comunidade e incentivando a sua contribuição, sejam simples utilizadores ou profissionais das tecnologias de informação. Para além dos serviços disponíveis, a plataforma reúne ainda um conjunto de boas práticas que devem ser cumpridas para não sobrecarregar as redes.
A ESOP que já defende a liberdade de escolha e a segurança na implementação da Escola Digital em Portugal, também já sugeriu algumas soluções Open Source que podem ser utilizadas pelo sistema de ensino português. Podem rever essas sugestões, aqui.