O Prémio Abertura 2021 destaca transformação digital
O Prémio Abertura 2021 destaca transformação digital
A ESOP apresentou a entrega do Prémio Abertura 2021, no evento Open Source Lisbon que este ano aconteceu pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual, com a apresentação do Presidente da Direção da ESOP, Gerardo Lisboa.
A entidade vencedora desta edição foi a Águas do Norte, S.A com o projeto “AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos”.
Foram também distinguidos com Menção Honrosa, a ANPRI pelo “Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática”; e o Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil de Cabo Verde (SNIAC), juntamente com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, SA (INCM) pelo projeto “Middleware para utilização de documentos eletrónicos de Cabo Verde.
A entrega do Prémio Abertura contou com a presença de Frederico Barros Lopes, Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Águas do Norte que agradeceu a distinção e explicou: "é uma honra para a Água do Norte ser nomeada para o Prémio Abertura. Ser reconhecido como uma entidade que se destaca pela sua estratégia de Transformação Digital e pelo uso e adoção de tecnologias Open Source, e que contribui para a sua promoção é uma enorme satisfação".
A Águas do Norte, salienta que o projeto “AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos”, foi concebido no sentido de contribuir para a estratégia nacional de modernização administrativa e transformação digital, mostrando-se imprescindível a aposta em sistemas de informação e de comunicação que assegurem o registo sistemático e seguro da informação, a acessibilidade à mesma, a sua monitorização e a obtenção de dados que suportem os processos de tomada de decisão em tempo real, promovendo sobremaneira a eficiência nos serviços prestados, bem como fomentando a máxima transparência na partilha de informação relevante entre a Águas do Norte, S.A e as partes interessadas. O projeto AdN4.0+ apresenta como principais objetivos assegurar a desburocratização, a desmaterialização dos processos, a melhoria da qualidade dos serviços e satisfação do cliente, promovendo a participação/partilha, a inovação e a disponibilização de serviços públicos focados numa economia digital.
Em termos de tecnologia, foram utilizadas soluções totalmente baseadas em software Open Source fabricadas pelo Associado ESOP IPBrick: a Central de Comunicações Unificadas, o software de CallCenter para a sua Central de Comunicações Unificadas e uma aplicação de Gestão de Documento e Processos.
Esta edição dos Prémios Abertura vem realçar a importância da Transformação Digital em todas as áreas de atividade económica, desde a formação profissional, à vida dos cidadãos e das empresas. As tecnologias Open Source vêm novamente provar o seu valor enquanto elementos fulcrais de uma estratégia de Transformação Digital da actividade económica.
O Prémio Abertura é um galardão que visa distinguir as entidades que contribuem para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal, que é entregue desde de 2009. Podem conhecer todos os nomeados e vencedores, aqui.