Projeto GNU Health classificado como Bem Público Digital

Projeto GNU Health classificado como Bem Público Digital

2022- 05- 02
Image
Digital Public Good Alliance logo

O projeto GNU Health foi recentemente declarado como Bem Público Digital, pela Digital Public Goods Alliance (DPGA).

A Digital Public Goods Alliance é uma iniciativa multissetorial apoiada pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, com a missão de acelerar o alcance das metas de desenvolvimento sustentável em países economicamente mais pobres, através da descoberta, desenvolvimento, uso e investimento em bens públicos digitais. Os Bens Públicos Digitais incluem software open source, open data, modelos abertos de Inteligência Artificial, open standards e conteúdo aberto que aderem à privacidade e outras leis e práticas recomendadas aplicáveis, não prejudicam por design e ajudam a atingir os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis’. Esta iniciativa conta com a participação de especialistas em tecnologia do setor privado, governos, doadores filantrópicos, organizações internacionais de implementação e da ONU.

O projeto GNU Health é conduzido pela comunidade, da GNU Health, uma organização humanitária sem fins lucrativos focada em Medicina Social, que foi adotado por instituições e laboratórios de saúde públicos e privados, organizações multilaterais e sistemas nacionais de saúde pública em todo o mundo. O seu ecossistema é composto por vários setores como Medicina Social e Saúde Pública; Gestão Hospitalar (HMIS); Gestão de Laboratório (Occhiolino); Registo de Saúde Pessoal (MyGNUHealth); Bioinformática e Genética Médica; entre outros.

Num sector marcado pela utilização de software proprietário, como é o da saúde, a ESOP considera que esta classificação do projeto GNU Health como Bem Público Digital representa uma evolução muito positiva e espera que continuem a aparecer projetos passiveis de obterem esta classificação.