Prémio Abertura 2021 distingue formação avançada em Open Source

Prémio Abertura 2021 distingue formação avançada em Open Source

2021- 06- 24
Image
Menção Honrosa 2021

A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Abertura 2021, pelo seu Centro de Formação.

A ANPRI utiliza soluções Open Source na gestão e administração da formação, organização de recursos e sócios, como meio de divulgação e comunicação com o público. Mas também realizam junto de diferentes públicos (professores, alunos e Encarregados de Educação), iniciativas de sensibilização, formação e implementação de projetos educativos recorrendo a soluções Open Source, fomentando a sua utilização em diversos contextos.

Este é um projeto que reforça a oferta de formação em Open Source, um eixo que a ESOP reconhece como central para a dinamização das tecnologias Open Source. Neste caso, segundo Fernanda Ledesma, Presidente da Direção, a ANPRI tem mais de 100 turmas de formação por ano, suportadas por plataformas Open Source.

O Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática (CF-ANPRI) é uma entidade formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. O CF-ANPRI é também uma entidade formadora validada pela Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e dos Açores. A sua atividade centra-se na formação específica dirigida aos professores de informática, para preparar os alunos dos cursos profissionais para os estágios em contexto de trabalho e para a sua vida ativa.

Aquando da atribuição da Menção Honrosa, Fernanda Ledesma afirmou que “É para nós um grande orgulho, até porque estávamos lado a lado com duas instituições com muito prestígio a nível nacional. A ANPRI, é uma instituição que se tem pautado pela pluralidade, fazendo as nossas opções conforme a situação. O centro de formação funciona com base na plataforma open source Moodle. Enquanto professores de informática, pensamos que deve ser este o caminho, preparar os alunos para quando forem para as empresas serem capazes de fazer as suas opções e escolherem as melhores soluções”.

O Presidente da ESOP, Gerardo Lisboa, agradeceu à ANPRI a sua ação de promoção e dinamização das tecnologias Open Source, e realçou a importância que a formação tem na capacitação da economia portuguesa e no fortalecimento da comunidade de utilizadores e programadores Open Source.

A apresentação do Prémio Abertura 2021 decorreu no Open Source Lisbon, a 18 de Junho num evento online. Para além da ANPRI, recebeu também uma Menção Honrosa a parceria SNIAC / INCM. O vencedor do Prémio foi Águas do Norte, S.A.