PRÉMIO ABERTURA
O Prémio Abertura visa distinguir as entidades que se evidenciaram pela utilização e adoção de tecnologias Open Source ou que contribuíram para a sua divulgação e dinamização. A primeira edição de entrega do Prémio Abertura decorreu no 'Encontro Nacional sobre Tecnologia', mais tarde no Evento Linux e depois no Open Source Lisbon. É entregue anualmente e já foram distinguidas várias entidades, que de seguida anunciamos:
O vencedor do Prémio Abertura 2022 foi anunciado no evento ‘Open Source: Tecnologia que FAZ e DESCOMPLICA’, que decorreu no Altice Fórum Braga, no dia 20 de Outubro de 2022. Um evento organizado pela ESOP, em colaboração com a AEMinho – Associação Empresarial do Minho e com o apoio das empresas Keep Solutions e Eurotux, associados da ESOP.
VENCEDOR: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
O vencedor do Prémio Abertura 2022 foi o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), com o projeto ‘Sistema de Gestão da Qualidade’.
Um projeto que envolveu a aquisição de serviços especializados para implementação de solução informática em software livre para gestão de processos de qualidade no INSA.
Face à missão e atribuições do INSA, à sua estratégia geral de desenvolvimento e à situação laboratorial e interna, tornou-se urgente modernizar o Instituto no que toca a mecanismos/ferramentas de gestão. Foi, assim objetivo deste projeto, implementar um sistema de informação de apoio à Área de Gestão de Qualidade do INSA, que permita dar continuidade aos objetivos da área, diminuindo o esforço humano para a efetiva gestão dos ensaios acreditados e da certificação, diminuindo o tempo de execução das tarefas e custo de contexto.
A empresa responsável pela implementação do projeto foi a Thinkopen Solutions.
MENÇÕES HONROSAS:
- Centro Hospitalar Universitário de São João, com o projeto ‘Repositório Clínico Digital do Centro Hospitalar Universitário de São João’.
O Centro Hospitalar Universitário de São João foi nomeado pelo projeto ‘Repositório Clínico Digital’.
Os processos clínicos armazenados no arquivo do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) sempre foram considerados um ativo importante da instituição, que orgulhosamente os preserva e mantém acessíveis desde a sua fundação em 1959.
O Repositório Clínico Digital (RCD) é um projeto inovador em Portugal, que tem como principal objetivo assegurar o acesso à informação clínica numa perspetiva integrada do Processo Clínico Eletrónico do doente. O CHUSJ possui, atualmente, mais de 2 milhões de processos clínicos de utentes, desde a sua informatização em 1992, e um volume de documentação em papel de 15 quilómetros lineares.
Como explicou a Senhora Diretora do Centro de Gestão de Informação e Diretora de Sistemas de Informação e Comunicação no Centro Hospitalar Universitário de São João, Maria João Campos, na cerimónia de Entrega do troféu,
"Foi opção de projeto do RCD promover o uso de tecnologia aberta para a criação do repositório fundamentalmente pela sustentabilidade do projeto e pela sua longevidade em matéria de preservação digital, assunto da maior relevância na transformação digital na Saúde. A promoção da adoção e utilização de tecnologias abertas facilita, ainda, na perspetiva do CHUSJ, a replicação que se pretende para os resultados obtidos com o projeto, permitindo que outras entidades de Saúde possam tirar partido do repositório clínico digital implementado. Este desenvolvimento possibilitou ainda o incentivo de novos parceiros tecnológicos a contribuir para o seu desenvolvimento, num espírito aberto e de transparência que muito contribui para o futuro nesta área de preservação digital na Saúde."
Para isso, a Keep Solutions, parceira no desenvolvimento deste projeto, utilizou soluções Open Source que deram suporte a essas necessidades.
- Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, com o projeto ‘Plataforma Consulta Real em Ambiente Virtual’.
A Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) foi nomeada pelo projeto ‘Plataforma Consulta Real em Ambiente Virtual' (CRAV). Uma Plataforma Online de gestão de pedidos e fluxos de acesso ao acervo digital e físico dos 18 arquivos sob alçada da DGLAB, entre os quais, o Arquivo Nacional Torre do Tombo, que permite a regulação do acesso de cidadãos à documentação sob gestão da DGLAB, agilizar o processo de autorização de consulta e acesso físico aos documentos, a integração com o sistema de arquivos digitais e facilitar o processo de orçamentação e pagamento.
O CRAV, como plataforma de transformação digital, oferece uma total desmaterialização do processo de acesso aos arquivos oficiais da república portuguesa. É uma solução de grande capacidade e escalabilidade, suportando a fortíssima carga diária de acessos internos e externos. Totalmente baseado em ferramentas Open Source (ausência de custos de licenciamento e de manutenção do software), o CRAV permite a integração com múltiplos sistemas internos e externos (sistema de arquivos digitais, pagamentos, comunicações) e tem um interface responsivo totalmente funcional em dispositivos móveis.
A empresa responsável por este desenvolvimento foi a Caixa Mágica Software.
A ESOP apresentou a entrega do Prémio Abertura 2021, a 17 de Junho no evento Open Source Lisbon que este ano aconteceu pelo segundo ano consecutivo de forma virtual, com a apresentação do Presidente da Direção da ESOP, Gerardo Lisboa.
VENCEDOR: Águas do Norte, S.A
O projeto “AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos”, da Águas do Norte, S.A foi concebido no sentido de contribuir para a estratégia nacional de modernização administrativa e transformação digital. Assente num sistema de informação e de comunicação que assegura o registo sistemático e seguro da informação, a sua acessibilidade, monitorização e a obtenção de dados que suportam os processos de tomada de decisão em tempo real. Desta forma a Águas do Norte, S.A promove a eficiência nos serviços prestados e a máxima transparência na partilha de informação relevante com as partes interessadas. O projeto AdN4.0+ apresenta como principais objetivos assegurar a desburocratização, a desmaterialização dos processos, a melhoria da qualidade dos serviços e satisfação do cliente, promovendo a participação/partilha, a inovação e a disponibilização de serviços públicos focados numa economia digital.
MENÇÕES HONROSAS:
- SNIAC & INCM
A parceria internacional entre o Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil de Cabo Verde (SNIAC) e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, SA (INCM), foi nomeada e distinguida pelo projeto implementado pela Caixa Mágica Software “Middleware para utilização de documentos eletrónicos de Cabo Verde”.
A INCM, como fornecedor da solução Nacional de Identificação e Autenticação Civil de Cabo Verde, promoveu o desenvolvimento, pela Caixa Mágica, de um Software de suporte ao Cartão Nacional de Identificação, e respetivos SDKs para diversas linguagens de programação. Através deste software os cidadãos de Cabo Verde podem tirar partido das funcionalidades digitais do seu Cartão Nacional de Identificação, ficando assim detentores de um documento de identificação com as mais avançadas funções na componente eletrónica.
O microchip, parte integrante do Cartão Nacional de Identificação, armazena informação que possibilita o estabelecimento de processos, baseados em criptografia digital forte, que autenticam univocamente e de forma extremamente segura cada cidadão. O software gere todas as interações entre o cartão, os cidadãos, os utilizadores profissionais dos organismos estatais e os sistemas centrais de armazenamento e processamento de informação. Todo o processo de ativação e edição de dados dos cidadãos será possível através da utilização do software de middleware, sendo também a ferramenta utilizada para alterações de dados pessoais, moradas e, não menos importante, para assinatura eletrónica de documentos e autenticação digital.
- Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI)
A ANPRI utiliza soluções Open Source na gestão e administração da formação, organização de recursos e sócios, como meio de divulgação e comunicação com o público. Mas também realizam junto de diferentes públicos (professores, alunos e Encarregados de Educação), iniciativas de sensibilização, formação e implementação de projetos educativos recorrendo a soluções Open Source, fomentando a sua utilização em diversos contextos. Foram nomeados e distinguidos pelo o Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática (CF-ANPRI), que é uma entidade formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores e pela Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e dos Açores. A sua atividade centra-se na formação específica dirigida aos professores de informática, para preparar os alunos dos cursos profissionais para os estágios em contexto de trabalho e para a sua vida ativa.
O Prémio Abertura 2020 foi apresentado por Paulo Ribeiro, Vice-Presidente da ESOP, no Open Source Lisbon 2020, que devido aos constrangimentos provocados pelo COVID-19 aconteceu online.
VENCEDOR: OMIP-Pólo Português, S.G.M.R., S.A.
Esta empresa portuguesa faz parte do Operador do Mercado Ibérico da Eletricidade (OMI) que está estruturado em duas sociedades detentoras de ações, a OMEL e a OMIP SGPS. Cada sociedade detém parte das duas sociedades gestoras do mercado elétrico na Península Ibérica, nomeadamente: a OMIE, gestora do mercado diário e intradiário, e a OMI - Pólo Português (OMIP), gestora do mercado a prazo. Por sua vez as sociedades gestoras detém também uma participação na sociedade OMIClear - Sociedade de Compensação de Mercados de Energia,SA.
A JAVALI foi a empresa responsável pelo desenvolvimento dos websites OMIP (OMI-Polo Português) e OMIClear. Com um design mais atual e com uma estrutura de conteúdos mais intuitiva e organizada, a JAVALI desenvolveu e implementou o conceito de multisite, utilizando o Content Management System(CMS) Open Source, Drupal.
MENÇÕES HONROSAS:
- Banco de Portugal
O Banco de Portugal, estava nomeado pela implementação de uma solução de integração e entrega contínuas (CI/CD) e orquestração de Containers baseada em Red Hat Openshift. Os responsáveis pelo desenho e implementação desta solução de CI/CD e orquestração de Containers para suporte ao Portal de Estatísticas do Banco de Portugal foram a SYONE e a Red Hat. A solução foi implementada com recurso a várias tecnologias Open Source como Python, Django, Red Hat Openshift, Jenkins e Red Hat Container Native Storage.Este novo portal BPstat divulga e disponibiliza mais de 300 mil séries estatísticas sobre a economia portuguesa e a economia da área do euro, produzidas pelo Banco de Portugal e por diversas entidades estatísticas nacionais e internacionais. Apresenta uma lógica de navegação mais simples e intuitiva, integrando informação estatística, textos e conteúdos infográficos para uma melhor compreensão dos dados publicados; no portal, o utilizador pode pesquisar, aceder e cruzar dados estatísticos de diversos domínios e subdomínios, e pode ainda construir gráficos, exportar conteúdos e partilhar informação com outros utilizadores.
- Instituto de Informática, I.P.,
O Instituto de Informática, I.P., foi nomeado pela App Segurança Social + Próxima & Framework Mobile. Está disponível em Android e iOS, e já conta com mais de 125.000 instalações em 6 meses. A App Segurança Social + Próxima permite aos Cidadãos e às Empresas o acesso a vários serviços da Segurança Social. O desenvolvimento desta app e da Framework Mobile contou com a participação da LINKARE. A app, a framework e os processos de construção são totalmente implementados em software de código aberto e utilizam tecnologias como Angular, ionic, Java, Glassfish, Jenkins, Maven e Cordova.
A ESOP entregou a 4 de Outubro o Prémio Abertura 2019, no Open Source Lisbon – um evento que promove a partilha de experiências, casos de sucesso e aplicações inovadoras que utilizam tecnologias Open Source – no Centro Cultural de Belém. O Prémio foi apresentado pelo Vice-presidente da ESOP, Paulo Ribeiro, que anunciou o Vencedor e as Menções Honrosas do Prémio Abertura 2019.
VENCEDOR: Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ)
O vencedor do Prémio Abertura foi atribuído pelo segundo ano consecutivo ao Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), pelo Portal para Consulta Pública de Processos Judiciais, vulgo "Os Meus Processos". Este portal, desenvolvido pela CAIXA MÁGICA SOFTWARE sob a coordenação do IGFEJ, e baseado em tecnologias Open Source (Java, Apache, Tomcat e Web Services REST), permite a consulta pública de processos judiciais sem custos e de forma segura, mediante a autenticação dos requerentes usando a plataforma de autenticação da AMA (Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital). Esta é uma medida que pretende aumentar a transparência da Justiça em Portugal, permitindo aos cidadãos não só saberem o estado dos seus processos (desde que essa informação não esteja por algum motivo restrita), como até consultarem as várias peças processuais que fazem parte do processo em questão, assim como terem uma visão completa e englobada do histórico do processo.
MENÇÕES HONROSAS:
- Instituto dos Registos e do Notariado
O Instituto dos Registos e do Notariado foi o responsável pela coordenação do projecto Connecting Portuguese SIRCOM to BRIS (Business Registers Interconnection System), que procura estabelecer a interoperabilidade dos serviços portugueses de registo de empresas (o SIRCOM) com o sistema de registos comerciais da União Europeia (o BRIS). Utilizando as Tecnologias Open Source Access Point de e-Delivery e Java Spring Boot (tendo como base o Jhipster), a LINKARE TI em parceria com o IGFEJ e sob a coordenação do IRN, possibilita aos cidadãos da Europa pesquisar e consultar informação pública sobre empresas Portuguesas, através de um serviço central acessível através do Portal de Justiça Europeu; ao IRN, atualizar regularmente e de forma segura, a informação pública sobre empresas junto dos Serviços Centrais do Portal de Justiça Europeu ou solicitar acesso a outras informações sobre determinada empresa; e ao BRIS, receber e/ou enviar pedidos automáticos relativos, entre os Estados Membros, tais como criação/extinção de empresas e respetivas repercussões nas suas sucursais no espaço Europeu.
- Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional
O Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional perante os desafios contemporâneos do recrutamento militar resolveram desenvolver plataforma de comunicação eficaz no apoio ao recrutamento, com intuito de recrutar mais e melhor, de reter mais tempo, e de qualificar jovens para o serviço militar. Assim, o Portal do Recrutamento permite centralizar num espaço único toda a informação relacionada com as profissões dos três ramos das forças armadas, possibilitando uma navegação exploratória em função do perfil do jovem candidato. Adicionalmente concede ao Ministério da Defesa Nacional a possibilidade de auditar todo o código do portal uma vez que o mesmo é Open Source e baseado em Drupal CMS. No que diz respeito a acessibilidade este portal desenvolvido pela JAVALI, foi entregue cumprindo o nível AAA (nível máximo). Para além disso enquanto medida do Simplex+ 2018, contribui para a simplificação dos serviços da Administração Pública.
O Prémio Abertura 2018 foi entregue na 16ª edição do Open Source Lisbon que decorreu na Cidade do Futebol, a 27 de Setembro.
NOMEADOS
- Ministério Público
O Ministério Público é uma entidade que, quer para as diversas aplicações internas (algumas delas de cariz confidencial), quer para o exterior, tem vindo a utilizar e a migrar para tecnologias Open Source. Além da utilização de sistemas GNU/Linux, MySQL, Apache, entre outros, utiliza Drupal, PHP e diversas outras tecnologias assentes em Open Source.
Tem apostado no desenvolvimento de diversos sites e microsites em Drupal (www.ministeriopublico.pt), das diversas comarcas, DIAPs e DCIAP (http://comarca-acores.ministeriopublico.pt/), de um portal agregador da informação das diversas PGRs da CPLP, e desenvolvimento de sistema de marcações online para obtenção de Apostilas (http://www.ministeriopublico.pt/apostila); e em Integração com diversos sistemas internos para obtenção de informação pública. Inclusão e migração de diversas bases de informação (sqlserver, oracle), destacando os pareceres do Ministério Público.
- Ministério das Finanças, UniLEO - Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental
A UniLEO tem por missão assegurar a implementação da Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) de forma a proporcionar ao Estado e aos seus serviços e organismos maior eficácia das políticas públicas numa lógica de resultados, cabendo-lhe a responsabilidade pela disseminação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) e da reforma da contabilidade e contas públicas em geral.
Neste sentido, foram criados, desde já, dois módulos do sistema de informação: “Gestão de Entidades” - recolhe informação que caracteriza cada uma das entidades - e “Questionário SNC-AP” - monitoriza a maturidade do processo de transição para o SNC-AP através de inquérito mensal às entidades, em que é permitido ao utilizador, após um primeiro preenchimento, voltar mais tarde para editar, acrescentar ou eliminar as informações introduzidas ou pré-existentes, finalizando, posteriormente a operação.
Por forma a assegurar elevados níveis de acessibilidade e usabilidade, foram adotados elementos gráficos responsivos, permitindo a sua adaptação a dispositivos móveis.
Esta aposta, da Administração Pública - Ministério das Finanças - no desenvolvimento sobre soluções Open Source (CentOS, Jboss wildfly, Docker community +swarm, Primefaces community, Jasper reports community, Omnifaces, Apache commons, Eclipse ide & netbeans, Bootstrap, JQuery...), numa lógica de modernização e de transformação digital, numa área de vital importância para o funcionamento racional do Estado Português - preparação, elaboração do orçamento de estado e do acompanhamento da sua execução. Sem esquecer a adoção das normas abertas, boas práticas e recomendações para a construção de sites/conteúdos web na Administração Pública.
- IGFEJ - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça
O IGFEJ, IP é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, que sucedeu nas atribuições aos extintos Instituto de Gestão Financeira e de Infraestruturas da Justiça, IP e Instituto de Tecnologias de Informação da Justiça, IP.
O projeto de Certidão Judicial Eletrónica (CJE) encontra-se inserido no âmbito dos projetos do Ministério da Justiça e iniciou-se no ano de 2017. Tem como propósito a criação de um portal onde os utilizadores podem emitir certidões referentes a declarações online acerca dos seus processos judiciais. Anteriormente, para se obter esta certidão era necessário que o cidadão comum se deslocasse a um tribunal, fizesse um requerimento formal por escrito e esperasse que o mesmo desse seguimento. Com este projeto, que surge da necessidade de cumprir uma das várias medidas exigidas pelo programa do governo SIMPLEX+, o pedido das certidões mais comuns e predefinidas pode ser realizado imediatamente, facilitando assim a vida dos cidadãos.
Este projeto foi realizado usando as tecnologias Java, Apache, Tomcat e Web Services REST.
Um projeto com carácer inovador e disrupção tecnológica na transformação na administração pública, enquadrado no Programa Simplex.
Medida#73 - "Certidão Judicial Eletrónica" inscrita no Programa Simplex+2016.
VENCEDOR
O vencedor de 2018 foi o IGFEJ - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, foi anunciado pelo Vice-Presidente da ESOP, Paulo Ribeiro. Foi entregue ao Presidente do Conselho Diretivo do IGFEJ, Dr. Joaquim Carlos Rodrigues pelo Dr. Cândido Mariz, em representação do Município de Barcelos, entidade distinguida no ano passado. De acordo com o Presidente do Instituto:
“O IGFEJ agradece este prémio à ESOP, partilhando-o com o nosso parceiro CAIXA MÁGICA e dedicando-o aos colaboradores das nossas organizações que tudo têm feito para elevar o patamar da transformação digital e dos serviços on-line na área da Justiça”.
O Auditório da Reitoria da Universidade de Lisboa, foi o palco escolhido para o Open Source Lisbon a 28 de Setembro, onde o Prémio Abertura 2017 foi entregue.
NOMEADOS:
- Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM)
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) é uma sociedade anónima de capitais públicos. A empresa tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português, como a cunhagem de moeda metálica e a edição de publicações oficiais, onde se destaca o Diário da República. A INCM exerce ainda, no âmbito da sua atividade, a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão e o passaporte.
Apostando na evolução tecnológica e na transformação digital de grande parte dos seus processos de negócio a INCM a partir de 2015/2016 reforçou a sua aposta em tecnologias Open Source. Desde então tem vindo a implementar um conjunto de projetos com recurso a tecnologias open source, tendo em vista, por um lado, a modernização e a otimização de serviços prestados à sociedade e por outro, a melhoria da sua organização interna. Os projetos presentes na nomeação são:
- Plataforma eletrónica do Diário da Republica (DRE) - https://dre.pt/ - No cumprimento do Programa Simplex+2016, foi disponibilizada, em 2016, uma nova interface com imagem renovada, usabilidade melhorada e adaptada à utilização em dispositivos móveis. A par da nova interface, também a pesquisa e indexação de conteúdos foram melhoradas e os utilizadores passaram a ter acesso gratuito a todas as funcionalidades do DRE. A edição e publicação do Diário da República em formato eletrónico é suportado por um conjunto alargado de tecnologias Open Source, incluindo Liferay, Java e Sol-r.
- Livro de Reclamações online (LRO) – https://www.livroreclamacoes.pt/ – Uma iniciativa da Direção Geral do Consumidor desenvolvida em parceria da INCM, que implementou o projeto, enquadrado no Programa Simplex+ 2016. A par do livro de reclamações em suporte papel e tendo em vista a completa desmaterialização deste serviço, no futuro, junto dos consumidores e operadores económicos foi desenvolvida uma plataforma informática que consiste em prestar ao cidadão um serviço eletrónico melhorando e intensificando a relação e o diálogo entre os consumidores, as entidades públicas e os operadores económicos. A implementação desta plataforma, que se pretende única para a entrada dos pedidos de informação e das reclamações dos consumidores, será realizada em 2 fases, um projeto-piloto, já a funcionar plenamente, desde 1 de julho de 2017, com a participação das entidades reguladoras de serviços essenciais (ANACOM, ERSAR e ERSE) e uma 2ª fase, alargando o âmbito a todas as entidades que recebem reclamações dos consumidores. O Livro de Reclamações é, igualmente, suportado por um conjunto alargado de tecnologias Open Source, incluindo: Liferay, Java, Tomcat, Apache e Linux.
- Intranet - migração de Sharepoint para Liferay e de MSSQL para MySQL - No plano da organização interna, a INCM procedeu à migração da Intranet para uma nova solução baseada em tecnologia Open Source, em produção desde Maio deste ano, substituindo a solução Sharepoint por Liferay, a par da substituição de MSSQL por MySQL para a base de dados. Para além das funcionalidades existentes anteriormente, foi desenvolvida uma funcionalidade adicional, integrada na mesma plataforma, que diz respeito à área de registo de entradas nas instalações da INCM, também ela integralmente suportada em tecnologia Open Source.
A solução adotada assegurou a substituição integral das funcionalidades da anterior Intranet, incluindo todo o workflow de edição, aprovação e publicação de conteúdos, em simultâneo com a melhoria da interface, acessibilidade e usabilidade.
É assim nomeada pela aposta no desenvolvimento sobre soluções open source (Liferay, Java, Primefaces, MySQL, Sol-r, Tomcat, Apache, Linux, ...), numa lógica de modernização da organização interna e de transformação digital de serviços destinados ao grande público (cidadãos e empresas). Tendo ainda apostado estrategicamente na utilização tecnologias Open Source alinhadas com as orientações da administração.
Enquadramento nas medidas gerais e setoriais previstas no Programa Simplex+ 2016/2017.
- IGFEJ - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P.
O IGFEJ, IP é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, que sucedeu nas atribuições aos extintos Instituto de Gestão Financeira e de Infraestruturas da Justiça, IP e Instituto de Tecnologias de Informação da Justiça, IP.
RCOL (Registo Criminal) - O registo criminal é um projeto que se encontra inserido no âmbito do Ministério da Justiça e iniciou-se no ano de 2016. Este tem como grande propósito criar um portal do registo criminal online. Importa referir que anteriormente, o cidadão comum para obter o certificado do seu registo criminal tinha necessariamente de se deslocar aos tribunais ou campus da justiça. Para facilitar todo este processo, procurou-se transformar este num meio eletrónico, passando, assim, a ser possível a todos solicitarem a emissão dos seus registos criminais por via eletrónica. Este projeto, que surge da necessidade de cumprir uma das várias medidas exigidas pelo programa do governo SIMPLEX+, visa facilitar a vida dos cidadãos.
No que diz respeito às tecnologias, utilizou-se Java, Apache, Tomcat, Web Services Rest.
Medida#10 - "Registo Criminal online" inscrita no Programa Simplex+2016.
- Município de Barcelos
O Município de Barcelos tem utilizado as soluções Open Source transversalmente podendo ser destacadas três áreas: Desenvolvimento de aplicações, vertente de infraestrutura e Desktops.
Relativamente às aplicações, utiliza o CMS Plone e Django (aplicações web para websites institucionais e para disponibilização de serviços aos munícipes), Koha (gestão integrada de bibliotecas), bases de dados (PostgreSQL), Process Maker (web based workflow and Business Process Management).
Na vertente de infra-estrutura usa o software de virtualização Nuxis by Ovirt, eurotux Firewall, Asterisk no VoIP, estando a evoluir o servidor de email para Postfix+SOGo, monitorização Icinga, estando implementadas diversas plataformas computacionais com SO Linux CentOS.
No parque de desktops do Município o LibreOffice está amplamente difundido.
O Município de Barcelos tem abordado as mais diversas áreas com soluções Open Source, quer através de um fornecedor externo quer através de recursos internos, nomeadamente no desenvolvimento das aplicações que interagem com o Munícipe, evidenciando assim uma forte aposta no software aberto que acreditamos mereça ser premiado, sendo sem dúvida um caso de referência a nível nacional.
VENCEDOR:
O Prémio Abertura 2017 foi entregue ao Município de Barcelos, distinguindo esta quantidade na dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal.
Esta distinção foi entregue pelo atual Presidente da Direção ESOP, Eng. Raul Oliveira, ao Chefe da Divisão de Modernização e Tecnologia do Município de Barcelos, Dr. Cândido Mariz. De acordo com o Município, “este é um prémio que distingue a Câmara Municipal de Barcelos como um exemplo de boas práticas ao nível de toda a administração pública, que tem vindo a seguir uma política de modernização administrativa que privilegia o uso de tecnologias Open Source, ou em código aberto, por serem mais seguras e estarem isentas de custos de licenciamento significativos”.
O site do Município, a Agenda Barcelos, o E-urbanismo, e muitos outros casos de plataformas de ligação aos munícipes e gestão interna são desenvolvidos usando plataformas de código aberto.
O vencedor de 2016 foi anunciado no Open Source Lisbon 2016, a 29 de Setembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
NOMEADOS:
- Instituto de Informática, II, I.P., Nova Segurança Social Direta
A Nova Segurança Social Direta (SSD) representa a evolução concetual e tecnológica do Sistema de Informação da Segurança Social em diversos domínios, assente numa visão que pretende posicionar o cidadão e os agentes económicos como o novo foco, simplificando e automatizando o acesso à informação, e proporcionando-lhes comodidade e maior autonomia no seu relacionamento com a Segurança Social.
A nova SSD foi alvo de um estudo global de design e usabilidade, que conduziu à criação de uma interface com elevados níveis de acessibilidade e melhorias significativas em termos de experiência do utilizador.
Para além de uma maior oferta de serviços on-line, para permitir aos utilizadores alcançarem os seus objetivos de uma forma self-service, a nova SSD aposta também numa comunicação mais efetiva, pro-ativa e abrangente, de forma totalmente desmaterializada através da Inbox da Segurança Social que tem incorporada. Como complemento a essa oferta, existe ainda a plataforma de serviços – bäse – que permite a comunicação eletrónica através da integração entre sistemas de informação, como forma de facilitar e agilizar a relação dos agentes económicos com a Segurança Social.
Com cerca de 1,3 milhões de autenticações mensais, só o serviço de submissão de declarações de remunerações é responsável pela receção de 550.000 declarações mensais submetidas por entidades empregadoras.
Este canal online, disponibilizando inúmeras informações e serviços online a empresas e cidadãos. A SSD está disponível a partir do seguinte endereço: https://app.seg-social.pt/sso/.
A nova SSD está enquadrada no Programa Simplex+ 2016.
- Instituto de Informática, II, I.P., SigaApp
O sigaApp é uma aplicação móvel do sistema de informação de gestão do atendimento – sigä – e está disponível para dispositivos móveis Android e iOS. A aplicação permite consultar informação sobre as várias entidades aderentes, serviços e locais de atendimento, possibilitando a sua seleção por distrito ou proximidade, tendo por referência a localização do utilizador, indicando o melhor caminho para lá chegar através de consulta no mapa. Em termos de atendimento, a aplicação permite comodamente e à distância de um toque retirar uma senha eletrónica para ser atendido, disponibilizando ainda informação sobre o número de pessoas em espera e o tempo de espera do último atendimento, para ajudar à tomada de decisão.
Esta aplicação foi integralmente desenvolvida com recurso a tecnologia e soluções Open Source e encontra-se totalmente integrada no sistema de Integração Contínua do Instituto de Informática, também ele suportado em tecnologias Open Source.
Trata-se de uma aplicação com grande potencial de utilização por todos os cidadãos, estando enquadrada no Programa Simplex+2016.
- IGAC - Inspeção Geral das Atividades Culturais, Transformação Digital
A IGAC iniciou em 2015 um processo de transformação digital dos seus processos de negócio. Esta transformação está suportada em 3 sistemas instalados em infraestrutura gerida pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, sendo 2 deles novos:
1. SIIGAC: sistema de informação da IGAC que continua a suportar todas as atividades de backoffice relacionadas com os processos de negócio.
2. Nova Gestão Documental e de Processos: customização de um Sistema de Gestão de Documentos e Processos- iPortalDoc - com a criação de workflows para processos de expediente e processos de negócio.
3. Novo Portal: implementado sobre Liferay, permite disponibilizar informações e serviços on-line a empresas e cidadãos.
Adicionalmente, a simplificação e desmaterialização dos processos de expediente e de negócio permitem ganhos de produtividade no funcionamento da IGAC. Independentemente do momento onde o processo de se inicia (SIIGAC, iPortalDoc, Portal) é assegurada a integração entre os 3 sistemas ao nível da informação, documentos, ficheiros, worflow e notificações. A transformação digital em curso na IGAC é suportada em tecnologia e soluções Open Source: Liferay, iPortalDoc, Java Enterprise Edition, Primefaces, php, Tomcat, mySQL, Postgresql, Bootstrap.
O portal encontra-se disponível no seguinte endereço: https://www.igac.pt/.
Contribui para a desmaterialização de serviços destinados a um elevado número de cidadãos e empresas, estando enquadrada no âmbito de um contrato QREN-SAMA (aviso 1/2010).
VENCEDOR:
O projeto Nova Segurança Social Directa, do Instituto de Informática, II, I.P., foi o vencedor do Prémio Abertura 2016. Carla Costa e Paulo Antunes, do Instituto de Informática, II, I.P., foram a palco receber o Prémio, pelas mãos do Presidente da ESOP, Raul Oliveira, reforçando o espírito de trabalho e perseverança e agradecendo à ESOP a atribuição deste Prémio.
Em 2015, o Evento Linux foi o palco para a Cerimónia de Entrega do Prémio Abertura, a 1 de Outubro, no Polo Tecnológico de Lisboa.
NOMEADOS:
- TAP Portugal, Portal Fly Tap - Baseado em tecnologias Open Source, o portal FlyTAP constitui uma complexa e desafiante infraestrutura, com elaborados processos de workflow em backoffice e uma equipa de gestão de conteúdos localizada em todo o mundo, trabalhando 24/7. O portal oferece aos seus visitantes cerca 53 mercados diferentes e mais de 20 línguas. As tecnologias utilizadas garantem o excelente desempenho do portal, um elevado nível de escalabilidade e um superior grau de segurança, sendo todas Open Source: CMS Siteseed, sistema operativo (Linux), linguagens de programação (PHP, JavaScript), servidores de bases de dados (MySQL, SQLite) e servidores web (Apache).
- IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - Desenvolvimento de uma ferramenta on-line que permite simular um projeto de reabilitação urbana por forma a compreender os critérios de elegibilidade e possíveis níveis de financiamento no âmbito de um programa público de apoio à reabilitação de edifícios "Reabilitar para Arrendar". O projeto tem foco nos elevados níveis de usabilidade e funcionalidade para o utilizador final. Este projeto foi integralmente realizado com tecnologias open source: MongoDB, JEE, JavaServer Faces, Primefaces, JBoss WildFly 8.0, e instalado em infraestrutura Linux do IHRU. O simulador pode ser visto em: http://www.ihru.pt/simulator/
- Instituto de Informática I.P. - O Instituto de Informática tem desenvolvido, nos últimos anos vários projetos com recurso a tecnologias Open Source:
- Framework Web e Framework Batch, desenvolvidas sobre Java Enterprise Edition para suporte à implementação de novos projetos na Segurança Social, integrados na Visão 2.0, como por exemplo: Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT): www.fundoscompensacao.pt.
- Portal da Segurança: sobre Liferay, Solr Cloud e Nutch: www.seg-social.pt
- Projeto de deteção de padrões, no combate à fraude, baseado em Hadoop, Spark e Kafka.
- Ambiente de apoio ao desenvolvimento de software: Integração Contínua (Jenkins, Nexus, SVN, Maven, Bugzilla, SonarQube), gestão de conhecimento (xWiki) e IDE's.
VENCEDOR:
O Portal FlyTap da TAP Portugal foi o projeto escolhido para a atribuição do Prémio Abertura deste ano no Evento Linux 2015 – XIII encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta.
Baseado em tecnologias Open Source, o portal FlyTAP constitui uma complexa e desafiante infraestrutura, com elaborados processos de workflow em backoffice e uma equipa de gestão de conteúdos localizada em todo o mundo, trabalhando 24/7. O portal oferece aos seus visitantes cerca 53 mercados diferentes e mais de 20 línguas. As tecnologias utilizadas garantem o excelente desempenho do portal, um elevado nível de escalabilidade e um superior grau de segurança, sendo todas open source: CMS Siteseed, sistema operativo (Linux), linguagens de programação (PHP, JavaScript), servidores de bases de dados (MySQL, SQLite) e servidores Web (Apache).
O Prémio Abertura 2014 foi entregue Evento Linux 2014 – XII Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que neste ano decorreu a 25 de Setembro em Lisboa.
NOMEADOS:
- IST - Instituto Superior Técnico, Departamento de Engª Mecânica - Grupo de Previsão Numérica do Tempo, pelo projeto que desde 2001 efetua diariamente e disponibiliza ao público a previsão do tempo para Portugal de forma gratuita em: http://meteo.tecnico.ulisboa.pt
O Grupo de Previsão Numérica do Tempo (GPNT) da Secção de Ambiente e Energia do IST foi fundado pelo Professor José Delgado Domingos em 1999 no sentido de disponibilizar previsões meteorológicas de alta resolução. A infraestrutura de cálculo científico e website interativo para a previsão detalhada de parâmetros climatéricos e apresentação de observações climatéricas atuais e históricas, com base em modelos científicos de previsão, foram desenvolvidos integralmente com tecnologias Open Source.
- Universidade de Évora, pela adoção das Normas Abertas previstas no RNID para documentos editáveis e não editáveis (ODF e PDF)
A Universidade de Évora adotou proativamente (sem imposição legal) as Normas Abertas que são já obrigatórias para as entidades do Estado contempladas na Lei 36/2011, sendo a primeira Universidade em Portugal a dar um passo desta natureza.
- Universidade do Porto, pela implementação de uma Cloud Privada baseada em tecnologia Open Source
A comunidade académica da Universidade do Porto, com cerca de 36 mil utilizadores, suporta diversos tipos de projetos com diferentes tipos de necessidades. As infraestruturas técnicas de TIC encontravam-se em fim de vida e dispersas pelas 14 faculdades e institutos de investigação. O projeto de uma infraestrutura de larga dimensão, flexível e com grande capacidade de integração e crescimento, proporcionou a consolidação das infraestruturas na Universidade, a interoperabilidade com as infraestruturas de virtualização existentes e a interoperabilidade com a Cloud Pública.
Estas nomeações devem-se não só à relevância dos atividades destas organizações para o Open Source em Portugal como também pela importância que a comunidade académica tem no desenvolvimento deste tipo de tecnologias e pelo seu papel catalisador nos projetos de inovação e desenvolvimento.
O modelo aberto e colaborativo faz todo o sentido nas instituições do ensino superior e ajuda a criar massa crítica para o desenvolvimento de iniciativas de produção de novas soluções, mas também para o fortalecimento do número de recursos humanos à disposição da indústria.
VENCEDOR:
O Departamento de Engª Mecânica – Grupo de Previsão Numérica do Tempo (GPNT), do Instituto Superior Técnico foi o vencedor do Prémio Abertura atribuído pela ESOP este ano no Evento Linux 2014 – XII Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta.
O vencedor dedicou o galardão à memória do Professor José Delgado Domingos que “defendia há já muitos anos a utilização de Open Source e a disponibilização de dados do sector público em prol da I&D”.
O GPNT foi fundado pelo Professor José Delgado Domingos em 1999 no sentido de disponibilizar previsões meteorológicas de alta resolução. Desde 2001 efetua diariamente e disponibiliza ao público a previsão do tempo para Portugal de forma gratuita através do website: http://meteo.tecnico.ulisboa.pt.
O projeto do GPNT consiste numa infraestrutura de cálculo científico e website interativo para previsão detalhada de parâmetros climatéricos e apresentação de observações climatéricas atuais e históricas, com base em modelos científicos de previsão. Este é um projeto completamente assente sobre tecnologias Open Source tais como Linux, Perl e PHP com um grau de sofisticação único no seu âmbito.
Prémio Abertura na imprensa nacional:
Exame Informática: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/software/2014-09-23-Tres-projetos-que-confirmam-que-ha-open-source-em-Portugal
Em 2013, o Prémio Abertura foi entregue no Evento Linux 2013 - XI Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que decorreu no Pólo Tecnológico de Lisboa a 26 de Setembro.
NOMEADOS:
- IGAC – Inspecção Geral das Actividades Culturais
- Instituto de Informática da Segurança Social.
- SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE
VENCEDOR:
O Prémio foi entregue pelo Presidente da Direção da ESOP 2013, Dr. Álvaro Pinto à SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, pelas ações que tem vindo a desenvolver para a adoção de tecnologias Open Source no Ministério da Saúde, representada pela Vogal do Conselho de Administração, Dr.ª Carla Reis Santos, que agradeceu a distinção e refletiu “o caminho que estamos a seguir e a atribuição do prémio faz-nos acreditar que é o correto”.
O objetivo do projeto realizado na SPMS foi servir de piloto de validação para, com os seus recursos e o conhecimento adquirido, estender a solução no Ministério da Saúde de uma forma abrangente (podendo chegar a um universo de 60.000 utilizadores). Segundo a SPMS, as suas motivações para este projeto consistiam em “cumprir a nova legislação que dá prioridade à adoção de software Open Source, reduzir custos com licenciamento e acumular conhecimento para replicar dentro do Ministério da Saúde”.
Este projeto piloto abrangeu 200 utilizadores da SPMS no Porto e em Lisboa e consistiu na migração dos servidores de domínio, de ficheiros e de e-mail para Open Source e na mudança de Microsoft Outlook para Mozilla Thunderbird nos postos de trabalho. Esta implementação surge na continuidade de um outro caso de sucesso realizado no CHP – Centro Hospitalar do Porto, onde já se utilizava a mesma tecnologia desde 2005, abrangendo cerca de 6.000 utilizadores.
O Prémio Abertura 2012 foi entregue no Evento Linux 2012 - X Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta que decorreu no Pólo Tecnológico de Lisboa a dia 27 de Setembro de 2012, à:
- Companhia de Seguros Tranquilidade, SA. pelo trabalho desenvolvido na implementação de desktop Linux para um universo de 750 funcionários da empresa. Este projecto conduziu, segundo a empresa, a uma redução de 80% na fatura de software desktop.
O Prémio Abertura foi entregue ao Diretor de Serviços da Direção de Organização e Sistemas da Tranquilidade, Pedro Ferreira, após a primeira apresentação pública deste projeto, que se destacou como uma das mais fortes no Evento Linux 2012.
Em 2011, o Prémio Abertura foi entregue a 29 de Setembro, no Auditório da Lispólis, em Lisboa. No mesmo evento, celebrou-se o 20º aniversário do sistema operativo Linux.
Neste ano o Prémio Abertura foi entrega a duas entidades:
- À Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública, representada pelo deputado Miguel Laranjeiro – pelas ações desenvolvidas na temática das Normas Abertas;
- À Agência para a Modernização Administrativa, representada pelo Vogal do Conselho Diretivo Gonçalo Caseiro - pelas ações desenvolvidas na temática da interoperabilidade.
A primeira atribuição do Prémio Abertura aconteceu no VII Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, evento de referência na área TIC, que decorreu no Auditório da Lispólis, em Lisboa, a 24 de Setembro de 2009. Neste evento, pelas 16.20, a ESOP entregou os Prémios Abertura, por forma a distinguir as entidades que tenham contribuído para a disseminação do software Open Source e/ou de boas práticas a ele associadas.
Deste modo, distinguiu:
- a Secretaria de Estado das Obras Públicas e das Comunicações, representada pelo Secretário de Estado Dr. Paulo Campos, pelo trabalho na defesa de alternativas de software nas plataformas distribuídas no âmbito dos programas e-escolas e e-escolinhas (que introduziu software live/open source no Magalhães e portáteis e-escolas).
- a Inforlandia, representada pelo Dr. Gabriel Santos, pelo trabalho que desenvolvido na oferta de software Open Source nas suas plataformas de hardware, mais concretamente na disponibilização do produto Insys Gameforce integrado no programa e-escolas;
- Assembleia da Republica pela iniciativa "Software Livre no Parlamento" e pela proposta “Normas Abertas nos Sistemas Informáticos do Estado”. A receber pelo deputado Bruno Dias (PCP) como primeiro subscritor da iniciativa apesar do prémio se estender a todos os grupos parlamentares pela unânime aprovação.
CANDIDATURAS AO PRÉMIO ABERTURA 2024 ABERTAS!
A submissão de candidaturas ao Prémio Abertura 2024 está aberta até dia 25 de Outubro!
VENCEDOR DO PRÉMIO ABERTURA 2022
A ESOP – Associação de Empresas Portuguesas de Open Source anunciou ontem à tarde, 20 de Outubro, o vencedor do Prémio Abertura 2022, no evento ‘Open Source: Tecnologia que FAZ e DESCOMPLICA’, que decorreu no Altice Fórum Braga.
NOMEADOS PRÉMIO ABERTURA 2022
Já são conhecidos os finalistas do Prémio Abertura 2022.
PRÉMIO ABERTURA 2022
A submissão de candidaturas ao Prémio Abertura 2022 está aberta até dia 20 de Setembro, e este ano com uma novidade: está aberto à Comunidade CPLP!
PRÉMIO ABERTURA 2022: SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS
A submissão de candidaturas ao Prémio Abertura 2022 está aberta até 20 de Setembro de 2022.
PRÉMIO ABERTURA 2021 DISTINGUE FORMAÇÃO AVANÇADA EM OPEN SOURCE
A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Abertura 2021, pelo seu Centro de Formação.
PRÉMIO ABERTURA 2021 DISTINGUE COLABORAÇÃO INTERNACIONAL PORTUGAL - CABO VERDE EM OPEN SOURCE
Pela primeira vez na história do Prémio Abertura, a ESOP nomeou uma entidade internacional para o Prémio Abertura, o Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil de Cabo Verde (SNIAC) que foi nomeado juntamente com Imprensa Nacional – Casa da Moeda, SA (INCM), pelo projeto implementado pela Caixa Mágica Software “Middleware para utilização de documentos eletrónicos de Cabo Verde”.
O PRÉMIO ABERTURA 2021 DESTACA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A entidade vencedora desta edição foi a Águas do Norte, S.A com o projeto “AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos”.
NOMEADOS PRÉMIO ABERTURA 2021
A ESOP divulga os nomeados ao Prémio Abertura 2021.
INSTITUTO DE INFORMÁTICA RECEBE MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO ABERTURA 2020
A ESOP entregou a 26 de Novembro a Menção Honrosa do Prémio Abertura 2020 ao Instituto de Informática, I.P..
OMIP - PÓLO PORTUGUÊS GANHA PRÉMIO ABERTURA 2020
A ESOP atribuiu a dia 11, o Prémio Abertura 2020. O Vencedor do Prémio Abertura 2020 foi apresentado por Paulo Ribeiro, Vice-Presidente da ESOP, no Open Source Lisbon 2020, que é o maior evento anual dedicado ao software open source realizado em Portugal e que promove a partilha de experiências, casos de sucesso e aplicações inovadoras que utilizam tecnologias Open Source.
NOMEADOS PRÉMIO ABERTURA 2020
Fiquem a conhecer os projetos nomeados para o Prémio Abertura 2020!
ESOP DISTINGUE IGFEJ COM PRÉMIO ABERTURA PELO 2ºANO CONSECUTIVO
A ESOP entregou a 4 de Outubro o Prémio Abertura 2019, um galardão anual que visa distinguir as entidades que contribuem para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal.
NOMEADOS AO PRÉMIO ABERTURA 2018
A ESOP celebra em 2018, 11 anos de atividade e entregará o Prémio Abertura 2018, destinado a distinguir entidades que contribuam para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal.